quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Artigo Premiado - A TEORIA DOS PROSPECTOS E A HEURÍSTICA DO EFEITO MANADA

Olá, caros leitores, seguindo a linha de artigos premiados, hoje temos o resumo de um dos artigos premiados no VIII Seminário de Ciências Contábeis da UFPE.

A TEORIA DOS PROSPECTOS E A HEURÍSTICA DO EFEITO MANADA: Um
estudo experimental quanto à atitude de indivíduos na decisão de investimentos em
cenários de risco

Vinícius Gomes Martins
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA e UNIPÊ BUSINESS SCHOOL

Luiz Felipe de Araújo Pontes Girão
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Paulo Aguiar do Monte
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

RESUMO

Este trabalho buscou analisar os reflexos da heurística do efeito manada de investidores na atitude do indivíduo na tomada de decisão em ambientes de risco que envolva cenários de ganho e de perda. Para isso, utilizou-se de uma amostra de 113 alunos do curso de Ciências Contábeis, onde se analisou esse reflexo, por meio de dois casos, ambos com cenários de valorização e de desvalorização. O primeiro caso (Caso I) teve como objetivo testar a Teoria dos Prospectos, enquanto o segundo caso (Caso II), com informações similares a do Caso I, procurou encontrar evidências de efeito manada (herd behavior). Os principais resultados evidenciaram que os sujeitos da pesquisa são avessos ao risco em situações de ganho e propensos ao risco em situações de perdas, corroborando portanto a Teoria dos Prospectos. As evidências sustentam também que o conservadorismo no cenário de ganho é tão arraigado que, mesmo em situações em que o mercado, por meio de evidências de efeito manada, apresente uma postura mais agressiva, os indivíduos permanecem com a mesma atitude conservadora de antes. Já em relação a um cenário de perda, a atitude dos indivíduos também é persistente, ou seja, mesmo na situação em que o mercado sinaliza uma postura mais conservadora, realizando a perda, os indivíduos, mesmo aqueles que foram classificados com perfil conservador, apresentam uma postura mais propensa ao risco. 

Palavras-chave: Prospect Theory; Efeito Manada; Heurística; Atitude.

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