Olá, caros leitores continuando atividades que são
auxiliadas pela Contabilidade Gerencial, vamos falar nesta postagem sobre
Direção e Motivação.
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Além de realizar um planejamento para o futuro, os
administradores são responsáveis por fiscalizar as atividades do dia-a-dia e
manter o funcionamento da organização. Para isso, é preciso que eles tenham
capacidade de dirigir e motivar pessoas eficazmente. Na verdade, a tarefa de
direção é a parte do trabalho dos administradores que lida com a rotina e com o
aqui e agora. Os dados gerados pela contabilidade gerencial, a exemplo os
relatórios diários das vendas, são utilizados frequentemente para este tipo de
tomada de decisões rotineiras. (GARRISON, 2007)
A direção é a função da administração que se refere ao
relacionamento interpessoal do administrador com os seus subordinados. Para que
se tenha um planejamento e uma organização eficaz, eles devem ser integrados
com orientação e apoio às pessoas, por meio de uma comunicação adequada, de uma
liderança e de motivação. Enquanto o planejamento e o controle são impessoais,
a direção consiste em um processo interpessoal que define as relações entre
indivíduos. (CHIAVENATO, 2004)
A direção é uma função administrativa que se distribui por
todos os níveis hierárquicos das organizações. É considerada uma das mais
complexas funções administrativas, pois está diretamente relacionada com a
atuação sobre as pessoas da organização. (CHIAVENATO, 2004)
De acordo com Chiavenato (2003) dirigir significa
interpretar os planos para os outros e fornecer orientações de como executá-los
para atingir aos objetivos. A direção pode se dar em três níveis distintos:
1.
Nível global: a direção total da organização. A
direção propriamente dita. Corresponde ao nível estratégico da organização.
2.
Nível departamental: abrange cada departamento
ou unidade da organização. É denominada gerência. Corresponde ao nível tático
da organização.
3.
Nível operacional: abrange cada grupo de pessoas
ou tarefa. Intitulada de supervisão. Corresponde ao nível operacional da
organização.
Todo sistema de gerenciamento contábil setorial deve
privilegiar o aspecto motivador. Um sistema que só possibilita encontrar
números, mas não dá retorno aos responsáveis em termos motivacionais, perde
quase toda a sua finalidade. (PADOVEZE, 2010)
A motivação constitui um importante campo de conhecimento da
natureza humana e da explicação do comportamento humano. Qualquer grupo ou organização
é composto por pessoas, cada uma das quais tem seu particular padrão de
motivação, estes para o trabalho são um dos grandes desafios dentro da
realidade das organizações (STEFANO, FILHO e MULERO, 2004 apud CHIAVENATO, 2002).
“Pessoas mais motivadas tendem a produzir mais, gerando mais
bens ou serviços e contribuindo para a diminuição dos custos através da
produtividade.” (VIEIRA e LIMONGI-FRANÇA,
2004 apud BENNETT, 1983)
Evidencia-se conforme os autores que a Direção e Motivação
bem executados podem ajudar a melhorar os resultados da empresa.
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Até mais!
Referências
CHIAVENATO, I. Introdução a teoria geral da administração.
7.ed. Rio de
Janeiro: Elsevier, 2003
______. Administração dos novos tempos. 2.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.
GARRISON, R. H.; NOREEN, E. W.; BREWER,
P. C. Contabilidade Gerencial. 11. ed. Porto Alegre: AMGH,
2007.
PADOVEZE, C. L. Contabilidade gerencial: um enfoque em sistema de informação
contábil. 7.ed. São Paulo: Atlas, 2010.
STEFANO, S. R.; FILHO, A. C. G.;
MULERO, K. R. Motivação: um estudo comparativo entre fatores monetários e não
monetários. In: Seminário em Administração - SEMEAD, 7., 2004. São Paulo.
VIEIRA, A. C. G.; LIMONGI-FRANÇA, A. C.
Um breve histórico sobre a atividade gestão de pessoas e os fatores
críticos da gestão de qualidade de vida no trabalho em entidades estudantis.
In: Seminário em Administração - SEMEAD, 7., 2004. São Paulo.
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