Olá, nesta postagem iremos falar de mais uma ferramenta da
Contabilidade Gerencial, o Balanced Scorecard.
O Balanced Scorecard apresentado por Kaplan e
Norton em 1992, é um dos artefatos modernos da Contabilidade Gerencial. De
acordo com Serra et al (2013, p. 324) “scorecard significa,
em inglês, cartão para registro de resultados; balanced
significa equilibrado, ou balanceado. A própria designação mostra, assim, a
característica funda- mental desta ferramenta de implementação da estratégia: o
equilíbrio entre os indicadores de desempenho.”
Na visão dos criadores, o BSC pode ser utilizado pelas
organizações como um sistema de gestão estratégica, permitindo que as mesmas
administrem o alcance de sua estratégia no longo prazo (KAPLAN; NORTON, 1996,
p. 10, apud FREZATTI et al, 2011) ao
permitir:
a) Explicar e traduzir a visão e a estratégia.
b) Comunicar e ligar os objetivos estratégicos e a forma de
mensurá-los.
c) Planejar, estabelecer metas e alinhar as iniciativas
estratégicas.
d) Melhorar o feedback e a aprendizagem.
Os próprios autores (Kaplan e Norton) fazem questão de
mencionar que na Europa, mas especificamente na França, já existia, a mais de
duas décadas (isso em 1996), um sistema semelhante, nomeado de Tableau de Bord. Este tem por finalidade
ajudar a conduzir a empresa mediante a identificação dos fatores-chave de
sucesso, principalmente os que podem ser medidos por variáveis físicas.
(PADOVEZE, 2010)
O balanced scorecard pode ser
utilizado como alinhador estratégico da organização. A definição de indicadores,
presentes neste artefato, para as várias dimensões faz com que as mesmas tenham
metas específicas para dado período. Não sugeri a substituir o processo de
planejamento de modo geral, mas sim como alternativa e/ou complementando o
processo. Os criadores consideram que pode ser utilizado como sistema de gestão
da estratégia da entidade ou como alinhador da mesma. (FREZATTI, 2013)
Essa ferramenta baseia-se na representação equilibrada dos indicadores
financeiros e operacionais, distribuídos em quatro perspectivas: a financeira,
a dos clientes externos, a dos processos internos e a de aprendizagem e
crescimento. (SERRA et al, 2013).
A perspectiva financeira tem por objetivo especificar os
fatores críticos de sucesso requeridos pelos acionistas. Na perspectiva dos clientes externos as empresas identificam
os segmentos de clientes e os segmentos de mercado nos quais desejam competir,
gerenciando os fatores críticos de sucesso relacionados aos clientes. Os
processos internos são essenciais para continuidade do negócio, nessa
perspectiva os gestores devem identificar as características de custo,
qualidade, tempo e desempenho que lhes permitam oferecer produtos e serviços
que atendam às necessidades dos clientes da organização. E por fim, na
perspectiva de aprendizagem e crescimento são desenvolvidos objetivos e medidas
para orientar o aprendizado e o crescimento organizacional. (FREZATTI et al,
2011)
Imagem 1 - Possível estratégia na Jaguar e o balanced scorecard.
Fonte:
Garrison, 2013, p.487
Isso é apenas uma amostra do Balanced Scorecard, está ferramenta é extremamente rica de detalhes
e de informações, em nossa próxima postagem daremos continuação a essa
ferramenta e para mais detalhes consultem a nossas referências. Até mais!
Referências
FREZATTI, F. et al. Controle
gerencial: uma abordagem da contabilidade gerencial no contexto econômico,
comportamental e sociológico. São Paulo: Atlas, 2011.
FREZATTI, F. Orçamento empresarial: planejamento e controle gerencial. 5. ed. Atlas,
2013.
GARRISON, R. H.; NOREEN, E. W.; BREWER,
P. C. Contabilidade Gerencial. 14. ed. Porto Alegre: AMGH,
2013.
PADOVEZE, C. Contabilidade gerencial: um enfoque em
sistema de informação contábil. 7.ed. Atlas, 2010.
SERRA, F.
R. et al. Gestão estratégica:
conceitos e casos. São Paulo: Atlas, 2013.
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