quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Ferramentas Gerenciais



Dando continuidade as ferramentas, hoje iremos apresentar uma breve pesquisa sobre elas, elenca as mais frequentes nos artigos pesquisados e por fim, apresentaremos a ferramenta Orçamento.

Sulaiman et al. (2004 apud GONZAGA, 2010) consideraram como ferramentas tradicionais custeio padrão, análise da relação custo-volume-lucro, orçamentos e alguns indicadores de retorno, e como ferramentas modernas foram classificadas gestão da qualidade, custeio meta e balanced scorecard.

De acordo com Henrique (2008), as ferramentas da contabilidade gerencial são: Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado, Elaboração de Índices Financeiros e Econômicos (através do Balanço Patrimonial e da Demonstração de Resultado) e a Demonstração de Fluxo de Caixa.
Gonzaga (2010), classifica:

[...]como ferramentas tradicionais o custeio por absorção, custeio variável, custeio padrão, preço de transferência e orçamento. Classificou-se como ferramentas modernas o custeio baseado em atividades, custeio meta, benchmarking, custeio kaizen, teoria das restrições, planejamento estratégico, gestão baseada em atividades, balanced scorecard e valor econômico adicionado

Souza (2011) elenca as principais ferramentas da contabilidade gerencial: Orçamento; Fluxo de Caixa; Técnicas de Análise de Investimentos; Análise das Demonstrações Contábeis; Planejamento E Controle, dividido em: Planejamento Tributário, Planejamento Estratégico, Controle de Estoque, Controle de Contas a Pagar e a Receber; Custos; Just In Time (Jit); Valor Econômico Adicionado (Eva); Gecon; e Balanced Scorecard.

As ferramentas destacadas por Teixeira et al. (2011), são: Análise da Cadeia de Valor; Análise da Teoria das Restrições; Análise por Centro de Responsabilidade; Balanced Scorecard; Benchmarking (externo e interno); Custeio ABC; Custeio de Ciclo de Vida; Custeio Kaizen; Custeio Meta; Custeio Padrão; Custeio por Absorção; Custeio RKW; Custeio Variável; Departamento Específico de Contab. Gerencial; EVA; Orçamento Anual; Orçamento de Capital; Planejamento Estratégico; Ponto de Equilíbrio; Preço de Transferência; Sistema de Informação Gerencial.

Segundo Fraga, Romão e Nascimento Junior (2013) as ferramentas gerenciais são as demonstrações contábeis, os indicadores financeiros e o fluxo de caixa.

Baseado em diversos autores Oyadomari et al. (2013), define como as principais ferramentas da conabilidade gerencial a relação entre custo, volume e lucro (CVL); o custeio baseado em atividades (ABC de activity-based costing); o retorno sobre investimento (ROI); o lucro residual (EVA); a margem de contribuição; o orçamento; e a estrutura de capital.
Reis e Teixeira (2013), tratam as ferrementas como sinônimos de artefatos, com isso consideram como:
[...] artefatos tradicionais: custeio variável, custeio-padrão, custeio por absorção, orçamento, descentralização, valor presente, moeda constante e preço de transferência. São considerados artefatos modernos: teoria das restrições, custeio baseado em atividades (ABC), benchmarking, just-in-time, kaizen, custeio-meta, simulação, balanced scorecard, valor econômico adicionado (EVA) e GECON.

De acordo com os estudos supra citados foi construída a tabela 1, que apresenta as ferramentas presentes em, pelo menos, dois artigos.

Tabela 1- Ferramentas gerenciais citadas nos artigos analisados.
Ferramentas
Quant. de artigos
Preço de Transferência
2
Gestão baseada em atividade
2
Just in time
2
Demonstrações contábeis
3
Benchmarking
3
Teoria das restrições (TOC)
3
Balanced Scorecard
5
Valor Econômico Agregado (EVA/VEA)
5
Sistemas de Custeio
6
Orçamento
6
Fonte: Elaboração própria (2014)

Pode-se perceber que nenhuma das ferramentas esteve presente em todos os artigos. A ferramenta que esteve presente na maioria dos artigos foi o Orçamento e o Sistema de custeio, seguido do Balanced Scorecard e do valor econômico agregado.

Dando continuidade as ferramentas, agora apresentaremos o Orçamento na visão de diversos autores. 

Orçamento


“O orçamento é a ferramenta de controle por excelência de todo o processo operacional da empresa, pois envolve todos os setores da companhia.” (PADOVEZE, 2010, p.517)

Um orçamento é um plano detalhado do futuro que em geral é expresso em termos quantitativos formais. A junção de diversos orçamentos formam um plano integrado de negócios, conhecido como orçamento-mestre. O orçamento-mestre é uma ferramenta gerencial que comunica os planos da gerência a toda organização, aloca recursos e coordena atividades. (GARRISON, 2013).

Complementando, Frezatti (2013) considera o orçamento como um dos pilares da gestão e uma das ferramentas fundamentais para a prestação de contas dos gestores. Ainda, conceitua o orçamento como um plano financeiro para implementar uma estratégia para determinado exercício. Afirma também, que o orçamento é mais que uma simples estimativa, é um plano de metas que devem ser alcançadas pelos gestores.

O objetivo do Orçamento é coordenar os esforços da organização na realização de um plano operacional de curto e longo prazo, o qual será usado como base para avaliação de desempenho. (OYADOMARI et al., 2013)

Na próxima segunda apresentaremos mais uma ferramenta da Contabilidade Gerencial. Fique ligado em nosso Blog e não deixe de curtir a nossa fan page no Facebook: facebook.com/contabilidadegerencialecustos, em breve teremos o sorteio de um livro e você, claro, não vai ficar de fora!

Referências

FRAGA, J. C.; ROMÃO, J. A. N.; NASCIMENTO JUNIOR, R. J. A Contabilidade Gerencial como ferramenta no processo de tomada de decisão nas microempresas. Revista Eletrônica da Faculdade José Augusto Vieira, Cidade Nova, v. VI, p. 75-88, março 2013. ISSN 1983-1285.


FREZATTI, F. Orçamento empresarial: planejamento e controle gerencial. 5. ed. Atlas, 2013.


GARRISON, R. H.; NOREEN, E. W.; BREWER, P. C. Contabilidade Gerencial. 14. ed. Porto Alegre: AMGH, 2013..


GONZAGA, R. P. et al. Associação entre práticas de contabilidade gerencial e tamanho das empresas: um estudo empírico. In: ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS (ANPCONT), 4., 2010, Natal (RN). Anais... Natal: ANPCONT, 2010.


HENRIQUE, M. A. A importância da contabilidade gerencial para micro e pequena empresa. Taubaté: UNITAU, 2008.


OYADOMARI, J. C. T. et al. Relacionamentos entre controle gerencial, aprendizagem organizacional e decisões. Revista Contemporânea de Contabilidade, Florianópolis, v. 10, n. 20, p. 53-74, mai/ago 2013. ISSN 2175-8069.


PADOVEZE, C. Contabilidade gerencial: um enfoque em sistema de informação contábil. 7.ed. Atlas, 2010


REIS, A. M., TEIXEIRA, A. Utilização de artefatos de Contabilidade Gerencial nas Sociedades Cooperativas Agropecuárias de Minas Gerais e sua relação com porte e desempenho financeiro. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, Brasilia, v. 7, n. 4, p. 355-371, out/dez 2013. ISSN 1981-8610.


SOUZA, R. A. R., RIOS, R. P. Contabilidade Gerencial como Ferramenta para Gestão Financeira nas Microempresas: Uma Pesquisa no Município de São Roque SP. Revista Eletrônica Gestão e Negócios, São Roque, v. 2, n. 1, 2011.


TEIXEIRA, A. J. C. et al. A utilização de ferramentas de contabilidade gerencial nas empresas do Estado do Espírito Santo. Brazilian Business Review, Vitória, v. 8, n. 3, p. 108-127, jul/set 2011. ISSN 1807-734X.




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