terça-feira, 28 de outubro de 2014

Just in Time e Benchmarking


Caros leitores, hoje apresentamos a vocês duas ferramentas consideradas como modernas para a contabilidade gerencial: o Just in time e o Benchmarking.

Just in time

Fonte:http://gestaoempresarialequalidade.blogspot.com.br/2012/06/just-in-time-jit.html

De acordo com Gitman (2006, p.407) “O sistema Just in Time (JIT) é usado para minimizar o investimento em estoque. A filosofia é que os materiais devem chegar exatamente no momento em que eles são necessários para a produção.” Ou seja, a empresa manteria apenas o seu estoque necessário para operação em andamento, não possuindo estoques de segurança. Para que o JIT funcione corretamente, a empresa precisa estar em perfeita sintonia com as partes envolvidas (os fornecedores, as empresas de expedição e os empregados).

“Conceitualmente, o JIT enfoca que as compras de materiais só devem ser feitas em quantidade e no momento exato da necessidade da produção, processadas em seguida e os produtos concluídos devem imediatamente ser expedidos aos clientes.” (PADOVEZE, 2010, p.625)

Padoveze (2010) adaptou de Garrison os seguintes elementos fundamentais para implementação e manutenção do sistema JIT com sucesso:
a) a empresa deve aprender a trabalhar com poucos fornecedores, de confiança e que assegurem a qualidade e prazos de entrega de materiais;
b) os fornecedores devem ter condições de entregar os materiais em lotes pequenos, de forma rápida, continua e integrada com o fluxo de produção da empresa compradora, em intervalos de tempo pequenos, diários ou até́ horários;
c) a empresa deve implementar a filosofia TQC, de forma que a qualidade durante todo o processo de fabricação seja assegurada e que nenhum defeito seja permitido durante o processamento fabril;
d) a empresa deverá ter operários multiespecializados, deforma a atender a produção de forma flexível, e provavelmente deverá rearrumar a fábrica dentro do conceito de ilhas ou células de produção.

Garrison (2013, p.11) apresenta o sistema Just in time como produção enxuta e define como “uma abordagem de gestão que organiza recursos como pessoal e máquinas em torno do fluxo de processos de negócios e que somente produz unidades em resposta a pedidos dos clientes.”

O pensamento enxuto é diferente dos demais métodos de produção tradicionais, que dividem os trabalhos em departamentais e encorajam esses departamentos a maximizarem sua produção, mesmo que isso venha ultrapassar a demanda e abarrotar os estoques. Com esse pensamento enxuto, o número de unidades produzidas tende a ser igual ao número de unidades vendidas. Essa abordagem resulta em menos defeitos, menos esforços desperdiçados e tempos mais curtos de resposta ao cliente do que os apresentados pelos métodos de produção tradicionais. (GARRISON, 2013)

Exemplo prático Just in time

Feitosa et al (2010) realizou um estudo em uma empresa do setor calçadista de Campina Grande – PB, verificando se a utilização deste sistema de produção proporciona vantagens para a empresa estudada. Para atingir aos seus objetivos, os autores realizaram visita técnica à empresa, diálogos informais, observação-participante e revisão bibliográfica.

Quanto aos resultados, eles observaram que a empresa não faz uso integral dos princípios da filosofia Just in Time, tendo em vista que em algumas atividades da produção os princípios se aplicam parcialmente. Entretanto, em outras etapas do processo produtivo as diretrizes são aplicadas totalmente. A implementação deste sistema pela empresa possibilitou a redução de custos e a melhor coordenação do processo produtivo. Assim, os autores concluíram que a prática deste sistema é vantajosa para empresa estudada, na medida que segue promovendo a melhoria contínua dos processos.

Benchmarking

O Benchmarking é uma técnica de pesquisa desenvolvida nos Estados Unidos, por volta dos anos 70, que procura identificar em outras empresas algum procedimento ou técnica para melhoria de alguma atividade especifica. Do ponto de vista de pesquisa é uma metodologia que se assemelha ao estudo de caso. (LAS CASAS, 2012)

Benchmarking é uma abordagem sistemática para identificar as atividades que mais precisam de melhorias, e se baseia na comparação do desempenho de uma organização com o de outras organizações similares conhecidas pelo excelente desempenho.” (GARRISON, 2013, p.298)

De acordo com Martins, Protil e Doliveira (2010, p.2) “de diferentes formas e com diferentes enfoques o benchmarking vem sendo aplicado por praticamente todos os tipos de organizações, tanto em indústrias como em empresas prestadoras de serviços.”


Estamos chegando ao fim das principais ferramentas utilizadas pela contabilidade gerencial, em breve lançaremos mais uma promoção com sugestão de tema para as próximas postagens, mas por enquanto curtam a nossa FanPage e participe da nossa promoção, o sorteio será no dia 31/10. Até mais.    

Referências

FEITOSA, M. J. S. et al. Análise da aplicação do sistema Just in Time em uma indústria calçadista de Campina Grande – PB: um estudo de caso na São Paulo Alpargatas.  INGEPRO – Inovação, Gestão e Produção, Santa Catarina, v. 2, n. 9, set. 2010. ISSN 1984-6193


GARRISON, R. H.; NOREEN, E. W.; BREWER, P. C. Contabilidade Gerencial. 14. ed. Porto Alegre: AMGH, 2013.


GITMAN, L. J.; MADURA, J. Administração financeira uma abordagem gerencial. São Paulo: Pearson Addison Wesley, 2006.


Las Casas, Alexandre. Marketing de Serviços. 6 ed. Atlas, 2012.


MARTINS, M. M. C.; PROTIL, R. M.; DOLIVEIRA, S. L. Avaliação do Benchmarking como Ferramenta de Gestão Estratégica para Cooperativas Agroindustriais. In: Congresso SOBER - Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural, 48., 2010, Campo Grande.


PADOVEZE, C. Contabilidade gerencial: um enfoque em sistema de informação contábil. 7.ed. Atlas, 2010

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